quinta-feira, 25 de março de 2010

Nossa Senhora de Guadalupe provém realmente das mãos de Deus


Entrevista concedida a Zenit pelo padre Alexandre Paciolli, LC, atual Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Brasília/DF e estudioso das aparições de Nossa Senhora ao índio S. Juan Diego, no monte Tepeyac, no México.

Nesta entrevista, o sacerdote, que comemora seu nascimento no dia 12 de dezembro, explica a Zenit o maior milagre das aparições de Nossa Senhora no México.

--Sabemos que a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, e também a imagem deixada no manto de São Juan Diego, é um dos acontecimentos extraordinários mais repleto de características especiais que há na história dos fenômenos marianos, porém, qual a característica principal do fenômeno guadalupano?

--Pe. Alexandre Paciolli: É a conversão de um número de índios de uma maneira tão numerosa. É impressionante ver os dados que se colocam, desde o ano de 1521 até 1531, dez anos antes da aparição, havia cerca de cem mil convertidos, de 1531 a 1541, foram 3 milhões de convertidos. Para mim esse é o maior fenômeno de Nossa Senhora de Guadalupe.

Somente por isso posso dizer nas palestras que isso prova que Nossa Senhora de Guadalupe provém realmente das mãos de Deus, é um presente de Deus para a humanidade e que nos ajuda a todos a vermos o valor que tem Nossa Senhora na nova evangelização.

--O que significa para a América a mensagem de Guadalupe?

--Pe. Alexandre Paciolli: A mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe significa que nós temos que ser para todas as pessoas, na Evangelização, tudo para todos. Como diz S. Paulo, fazer-se tudo a todos, e para que possamos realmente adaptar-nos ao modo de ser das pessoas, fazendo com que essas pessoas entendam a mensagem de Deus da melhor maneira possível.

Deus Nosso Senhor precisa de instrumentos, precisa de modos de evangelização modernos, modos de evangelização que façam com que todos possam entender a mensagem de Deus de uma maneira mais fácil e que as pessoas possam entregar-se a esse Deus que nos ama de uma maneira mais plena. Por isso João Paulo II bem nomeou Nossa Senhora de Guadalupe como padroeira da América e Estrela da Nova Evangelização.

--Qual a resposta que o povo da América pode dar ao apelo deixado no monte Tepeyac?

--Pe Alexandre Paciolli: Primeiramente nós temos que escutar o que Nossa Senhora falou: «Não estou eu aqui que sou a tua mãe?» Esse é o primeiro apelo que nós temos que responder.

Todo o povo da América, desde o Alaska até a Terra do Fogo, Nossa Senhora nos convida a reconhecê-la como Mãe, como aquela que nos cobre sob seu manto. E somente por isso já deveria nascer no nosso coração uma confiança total na pessoa de Maria.

E o segundo compromisso que nós devemos fazer é de evangelizar sem medo, sabendo que, apesar de que você se encontre com pessoas de diferentes culturas, de diferentes hábitos, que você possa dizer quão difícil seria a evangelização, mas entender que com Nossa Senhora e aprendendo com ela, as coisa ficam muito mais fáceis e que é possível evangelizar todos os ambientes em que Deus nosso Senhor nos pede que evangelizemos.

--Dentre todos os milagres que foram descobertos no ayate de Juan Diego, quais são as novidades que a ciência pôde identificar?

--Pe. Alexandre Paciolli:
A última descoberta foi que detectaram movimentos na região do útero de Nossa Senhora, movimentos que comprovam que Nossa Senhora de Guadalupe, como todos os estudos mostram, é a única Nossa Senhora grávida, é a única aparição de Nossa Senhora com o Menino Jesus em seu seio. Fizeram uma série de testes científicos e comprovaram que existem movimentos nessa parte, e isso é impressionante.

--Esse sinal em especial nos faz lembrar que a América está passando por uma investida, principalmente na América Latina, de tentativas de se descriminalizar o aborto, a eutanásia, etc. O que a mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe pode nos deixar de contribuição nesse campo?

--Pe. Alexandre Paciolli:
Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira dos movimentos Pró-vida nos Estados Unidos. Tenho certeza que todos esses estudos de Nossa Senhora grávida, esses estudos que comprovam movimentos na região do útero no manto, no ayate de Juan Diego, todos nos levam a um compromisso maior com a vida, a defender a vida desde a concepção. Entender que nós começamos de uma maneira milagrosa e somos um milagre de Deus e por isso temos que ser profundamente respeitados. O dom da vida é um dom que tem que ser respeitado.

Nossa Senhora é aquela que leva primeiro essa bandeira da defesa da vida. Nossa Senhora de Guadalupe quer ser, por essa característica tão específica de ser a única Nossa Senhora grávida, a padroeira de todos aqueles que queremos defender a vida.

Fonte: ZP05121330

Nenhum comentário:

Postar um comentário